Não, não é mais uma previsão futurista ou uma propaganda de ficção: as duas primeiras viagens foram vendidas a duas pessoas que querem fazer um passeio turístico na lua. As “passagens” foram concedidas pela empresa americana SpaceX através de um acordo que inclui, além da viagem em si, treinamento específico, avaliação de saúde e toda a preparação necessária para que a façanha aconteça. Em troca, os dois interessados já pagaram uma quantia bastante relevante que será utilizada para a concretização do projeto lunar.

A nave utilizada nesta viagem será a Dragon 2, que fará seu primeiro voo ainda em 2017 para teste, sem tripulantes. A Dragon 2 é uma cápsula e deverá ser lançada pelo foguete Falcon 9, que ainda está em desenvolvimento. A viagem consistirá em um passeio ao redor da lua e sua duração deverá ter cerca de uma semana. Os nomes dos passageiros não foram revelados por enquanto, bem como a quantia que pagaram para fazer o passeio. No entanto, é possível ter uma noção dessa “salgada” quantia quando consideramos que o custo por tripulante para a NASA – viajando na Russian Soyuz – é de cerca de 80 milhões de dólares.

Você conhece a SpaceX?

Comumente, sempre que falamos de foguetes e viagens espaciais a primeira instituição que nos vem na mente é a NASA, certo? Por isso é preciso conhecer a SpaceX – Space Exploration Technologies Corporation. A SpaceX nasceu na Califórnia com o objetivo de proporcionar a redução de custos para viagens espaciais através de tecnologias inovadoras. A empresa testa seus equipamentos em suas próprias dependências e possui ambições enormes, como levar humanos para o espaço para criar uma colônia no planeta marte.

A viagem prevista para 2018 para os dois passageiros à lua possui um significado enorme e ainda gera bastante polêmica, assim como a primeira viagem do homem à lua o faz até os dias atuais. Deixando de lado os custos e as questões práticas, estamos falando de um possível próximo passo que pode trazer drásticas mudanças para todo o planeta, ainda que muitas pessoas duvidem, afinal, o homem foi à lua pela última vez no fim da década de 1960 e depois os rumores acerca deste feito foi se realmente ele aconteceu ou se tudo não passou de uma manipulação do governo norte-americano para causar na União Soviética e em todo o mundo um impacto por tamanho poder.

Primeira viagem à lua

A primeira viagem à lua ocorreu no dia 20 de julho de 1969 e os tripulantes eram os americanos Neil Armstrong, Edwin Aldrin e Michael Collings, todos experientes pilotos da Força Aérea dos Estados Unidos. Após todo o procedimento de instalação de equipamentos de estudo e análise de dados, os tripulantes regressaram já no dia seguinte. De acordo com a NASA, estavam a 96 mil pés de altura quando desceram no satélite natural. No caso dos dois turistas, estarão sozinhos na espaçonave durante toda a viagem.